PREDIO DO COLEGIO CREI.jpg

Nossa História

O desejo de ter um Educandário com princípios sólidos, arraigados nos valores cristãos e que fosse, ao mesmo tempo, dinâmico, aberto para acompanhar a evolução dos tempos, comprometido com a formação da juventude, deixou de ser apenas um sonho das famílias da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, para tornar-se uma realidade. Assim no dia 10 de outubro de 1927, foi fundado o Colégio Jesus Cristo Rei, com a finalidade de educar as crianças e jovens da comunidade, tendo como princípios fundamentais os valores professados pela fé cristã.

O Colégio Jesus Cristo Rei é uma instituição de Ensino de caráter confessional Católico, de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, dirigido e mantido pela Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia com sede em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.

Seu percurso histórico, 87 anos, caracteriza-se por importantes feitos e realizações testemunham indicadores básicos da contribuição do Colégio, na construção e (Re)construção da comunidade.

Atendendo aos princípios de sua Fundadora Madre Gertrudes de São José, as exigências da legislação, bem como as necessidades do mercado de trabalho e de formação de seus alunos o colégio vem a cada dia se modernizando e respondendo aos apelos do povo e da sociedade brasileira.

Pelo trabalho prestado e sempre procurando abranger um espaço mais amplo, o Colégio Jesus Cristo Rei faz parte, não só da história de Cachoeiro de Itapemirim, como também exerce sua influência na vida dos habitantes de municípios vizinhos, com os quais mantém contato cada vez mais próximo e atuante. Rever a história e perceber o quanto se realizou é muito gratificante. Ao mesmo tempo, porém, é importante olhar o futuro e perceber quanto ainda deverá ser feito como uma Organização de Ensino e de Aprendizagem que ULTRAPASSA OS PRÓPRIOS LIMITES PARA CONQUISTAR O FUTURO!


MISSÃO
Promover a vida através da humanização, educação, evangelização e partilha, para que todos possam viver em comunhão segundo os ensinamentos de Jesus eucarístico.


VISÃO
Ser uma entidade de referência evangelizadora, que proporciona educação de qualidade, saúde e bem estar em todas as nossas áreas de atuação.


VALORES

  • Alegria - Com o espírito implantado por nossa fundadora, Madre Gertrudes, manifestar a realização de sermos consagradas ou leigos a serviço de suas obras;

  • Acolhida - Abraçar a comunidade educativa e aos excluídos da sociedade sem distinção de raça, cor e nação;

  • Respeito - Entender a individualidade, valorizando o humano, com ética;

  • Compaixão - Colocar-se no lugar do outro para compreender sua dor, promovendo ações restauradoras;

  • Partilha - Colocar os dons a serviço da comunidade (irmãs e povo);

  • Simplicidade - Valorizar a humildade, ensinando e aprendendo a viver na doação e na solidariedade. Doar e repartir.

  • Fé - Nas ações diárias comungar com o Projeto de Jesus;

  • Sustentabilidade - Oportunizar políticas de sustentabilidade que favoreçam o desenvolvimento ecológico na comunidade..

 Nome do Colégio 

  Madre Gertrudes inicia sua experiência no caminho do seguimento a Jesus, ainda criança, quando é evada para o Orfanato em Pianello, vive junto a um grupo misto de: “padres, irmãs, candidatas (à Vida Religiosa), velhinhos abandonados, cegos e surdos-mudos, jovens empregadas trabalhando em casa ou fora, estudantes pobres, meninos aprendizes e outras” (cf. Morte de Um Grão, pág 19).

Na convivência com Dom Guanella, Madre Gertrudes é inserida em dois pontos importantes no caminho do seguimento a Jesus: a inserção missionária no serviço aos pobres, marginalizados e junto à juventude; e na espiritualidade centrada na devoção à Eucaristia, onde aprende desde pequena uma recomendação de Dom Guanella que dizia: “Dai-lhes pão e Jesus”, que mais tarde dará a ela, a certeza de ser Irmãs de Jesus na Eucaristia, o Rei que se oculta no Mistério da Eucaristia. Uma espiritualidade sustentada em três pilares: devoção à Eucaristia, ao Sagrado Coração de Jesus e à Divina Providência.

Frente a essa profunda experiência, ao fundar sua primeira obra, Madre Gertrudes não tem dúvida de que ela precisa ser consagrada a Jesus, Rei do Universo, velado na Eucaristia. Por isso o nome de Colégio Jesus Cristo Rei.

A solenidade de Cristo Rei é celebrada no último domingo do ano litúrgico da Igreja nos coloca frente à realeza do Rei Jesus. Criada em 1925, pelo Papa Pio XI, essa festa litúrgica pode parecer pretensiosa e triunfalista. 

Hino do Colégio

HINO DO COLÉGIO JESUS CRISTO REI


O Colégio Jesus Cristo Rei / Ministério de excelsa cultura,/ Acatando de  Deus  toda a lei,/ Faz do ensino amor e ternura.


Eia, pois, mocidade brilhante, Que nasceu de gentil Cachoeiro vá com fé com amor, sempre avante que seu berço é bem brasileiro. 

Va com fé com amor, sempre avante, / Que seu berço é bem brasileiro.

Cachoeiro, com sua Itabira, / repousando em pagos de luz, / alimenta esperança que inspira, / o no Colégio do Cristo Jesus.      

                                                                

Eia, pois, mocidade brilhante, Que nasceu de gentil Cachoeiro vá com fé com amor, sempre avante que seu berço é bem brasileiro. 

Va com fé com amor, sempre avante, / Que seu berço é bem brasileiro.


Com o rio a seus pés serpejando, / qual abrindo o porvir dos destinos, / Cristo Rei continua pregando: “Deixa vir todos todos os pequeninos”.
 

Eia, pois, mocidade brilhante, Que nasceu de gentil Cachoeiro vá com fé com amor, sempre avante que seu berço é bem brasileiro. 

Va com fé com amor, sempre avante, / Que seu berço é bem brasileiro.

A jorrar o amor, muita vida, / uma estrela no céu resplandece, / é a Madre Gertrudes querida, que do seu Cristo não se esquece.
                                             

Eia, pois, mocidade brilhante, Que nasceu de gentil Cachoeiro vá com fé com amor, sempre avante que seu berço é bem brasileiro. 

Va com fé com amor, sempre avante, / Que seu berço é bem brasileiro.

  • Facebook
  • YouTube

Contate-nos

Endereço

Av. Monte Castelo, 09, Independência. Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo CEP 29306-500

2019 - CREI

Ir Josenira Rodrigues

Tel: 28 3521-1800

contato@crei.com.br